segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sociologia da Comunicação 3

A Sociologia da Comunicação é um espaço muito amplo e tem como objetivo analisar o ontem,hoje e com isso estabelecer as previsões para o futuro.

Toda corrente de informação possível é captada por essa disciplina que a partir disso analisa e debate profundamente quais laços de informação estabelece a cultura de um determinado país.

Diante disso ficamos sabendo as perspectivas,ideologias,lutas e o modo mais usado para pensar,comunicar e debater conjunturas políticas,sociais,econômicas e históricas de um país.Tanto que por exemplo,segundo Edward Said temos conclusões e idéias erradas sobre o Oriente e isso acontece porque a informação foi nos passada desse jeito.A frase dele diz o seguinte:''não conhecemos nada sobre o Oriente,o Oriente que conhecemos foi criado pelo Ocidente''.Devido a isso tudo devemos ser ecléticos em relação a informação,para que tenhamos base das mais variadas informações e argumentações,e daí tirarmos o nosso ponto de vista.

Sociologia da Comunicação 2

O teatro criado pelos gregos,como um ambiente interessante foi a 1º jeito de comunicação.O teatro grego contava com a participação de toda a sociedade grega.Hoje em dia,as peças teatrais de maior sucesso são as de formato humorístico,elas usam sátiras políticas e cotidianas do povo,interagindo entretenimento com informação.Na TV a situação não é diferente e o humor interage com o jornalismo,se tornando uma grande ferramenta combinando graça com informar o povo seriamente.

O cinema foi a 1ª grande linguagem de massa e atualmente é uma grande fonte de lucros,perdendo apenas para o petróleo e as armas.Segundo muito sociólogos,o cinema hoje é apenas uma satisfação substitutiva,ou seja,apenas serve como entretenimento para o cidadão poder continuar produzindo.Hoje poucos filmes são levados da ficção para o contexto real,ou seja,não são usados como debate para a sociedade,e quando é levado para debate procuram mascarar,querendo transformar o filme apenas como conto ficcional.

Em 1923,a rádio surge no Brasil e a primeira foi a rádio Sociedade(RJ).No ano de 1924 surge Assis Chateaubriand,que foi o maior empresário de comunicação do Brasil.Seu império de comunicação passou a surgir depois que ele comprou um jornal chamado ''O Jornal'',em 1928 a revista ''Cruzeiro'' foi fundada por Chateaubriand.Essa revista foi o mais importante veículo de informação de momentos políticos importantes do país.Ele também fundou a TV e a Rádio Tupi.

O movimento do 18 ocorreu no Forte de Copacabana e foi a inspirado nesse movimento militar,que em 1924 surgiu em São Paulo a coluna Prestes.Na época que surgiu a coluna Prestes,o líder que dava o nome ao movimento,o então capitão Luís Carlos Prestes ainda não era comunista,ideologia que passou a adquirir a partir dos anos 30.Nos anos 30,Prestes apoiava Vargas no poder,pois seu ideal de país nessa época,combinava com Vargas que nessa época era progressista.Fato que mudou tanto que em 1935 comunistas Brasileiros tentaram derrubar Vargas no poder.

Segundo Maquiavel o objetivo da política é a conquista do poder e a sua permanência.E uma boa maneira de se conseguir isso é mantendo sempre um bom diálogo com o setor de comunicação.Esta prática muito usada ajuda a definir as diretrizes que o país vai tomar.

Sociologia da Comunicação


O que entendo por Sociologia da comunicação é um grande estudo de todas as formas que a sociedade usa para se entreter,comunicar e informar,tais como:Teatro,Cinema,Educação,as Mídias(Rádio,Jornal,TV,Internet),etc...

Sempre mostrando como elas surgiram,se desenvolveram,chegaram ao Brasil e se tornaram importante para o cotidiano do país e também mundial.

Na Sociologia da Comunicação sabemos que a 1ºforma de se comunicar com um público,aconteceu devido ao teatro.

Atualmente a informação,a capacidade de pensar e argumentar que peças teatrais,filmes de cinema são reduzidas,devido que no mundo capitalista se transformaram em uma grande fonte de lucros,sendo assim,os filmes e peças teatrais que são mais atrativas são as que proporcionam mais lazer e entretenimento,do que a informação e a capacidade de pensar e argumentar,se transformando apenas em algo comercial.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hit do Mengão



MAIS QUE LINDO
MAIS QUE EMOÇÃO
GOL DE RAÇA
É GOL DO MENGÃO

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

e-mail do blog:cbsanguebom@yahoo.com.br
twitter do blog:@imperador_blog