sábado, 29 de outubro de 2011

Caio Martins

A inteligência e a competência de um empreendedor seja qual for o seu ramo é conhecido não apenas nos momentos bons da empresa e sim principalmente em momentos de crise.
E com o fechamento do Maracanã para as obras visando a copa 2014 e as olímpiadas de 2016 os dirigentes poderiam aproveitar do que seria um ônus e transformá-los em bônus.Por exemplo o Botafogo por estar investindo seus recursos no Engenhão,está propenso devolver o caio martins ao governo carioca.Aí que entra o aproveitamento do que seria ônus(perda de jogar no maracanã) e transformar em bônus(jogar no Caio Martins).Os dirigentes da dupla Fla-Flu deveriam entrar em contato com o governo,prefeitura de Niterói e empresários para ver se eles estão propensos em fazer um bom investimento e viabilizar um grande projeto,visto que esses clubes cariocas não possuem um estádio e com isso poderia alugar ou até mesmo comprar o Caio Martins.

Duro na queda




Ele é duro na queda e já foi desvendado por uma CPI e alvo de um globo repórter, fato que ele não se c... de montão pois se não era o jornal nacional pelo menos era um jornalistíco da globo.

Sua principal qualidade para ter chegado aonde chegou não é nenhuma capacidade administrativa e sim ter cercado de certos ''amigos''. Como João Havelange que além de presidente de honra da Fifa é também seu sogro, tendo sido o responsável por ter iniciado Ricardo Teixeira no mundo do futebol.

E com a conquista do Brasil para sediar a copa do mundo, seu status cresceu ainda mais e chegou a política nacional onde passou ser mais requisitado e respeitado que o próprio presidente do país. Mantendo sua qualidade de se cercar de ''amigos'' o seu vice na CBF é Fernando Sarney que é dono de grupos de comunicação no norte e nordeste do país e é filho do presidente do senado José Sarney, que começou sua carreira política na década de 50 que foi a época em que houve a primeira copa no país.

Possui o apoio do ex- presidente popular Lula que com toda sua força (re)elege pessoas da extirpe de Collor e Renan Calheiros e também prestigia e dá moral para que Ricardo Teixeira fique cada vez mais poderoso.

Os clubes e federações apoiam ele a tal ponto que na rodada especial de clássicos do Brasileirão 2011 relembraram a época da ditadura no país, proibindo faixas e músicas de protesto que seriam direcionadas a ele por torcedores sedentos por dar um basta a vida de gado que sofrem.

Futebol das Américas

Venho defender neste texto algo que revolucionaria o futebol e o continente americano.Que se faça a fusão das confederações e uma liga de seleções e clubes.Imagina uma copa continental de clubes,participariam clubes dos Eua,Canadá,Jamaica,México,Cuba,Haiti,Argentina,Chile,Brasil e dos demais países.Com as seleções dos Eua,Canadá,Jamaica,México,Cuba,Haiti,Argentina,Chile,Brasil e dos demais países desse continente fariam um ótimo torneio continental, disputado e com um nível de qualidade alto,as eliminatórias para a copa seriam puro sucesso.E como tantas vezes foi provado(não o futebol em particular,outros esportes também) faria o continente americano ser um só ,unido e mostrando que América do Sul,América do Norte e América Central são apenas nomenclaturas,assim como a Europa é uma só e Leste Europeu e Países Baixos são apenas nomenclaturas.E com o poder que o futebol tem fortaleceria política e economicamente o continente americano.

sábado, 8 de outubro de 2011

Redes sociais interagindo com Comunicação Social

Atualmente as redes sociais(orkut,facebook,twitter) são mais do que uma rede de relacionamento entre os povos. Hoje os sistemas mais modernos tecnológicos(celular,TV,computador) possuem mecanismos que permitem o acesso a essas redes sociais, pois a função delas não é apenas relacionamento e sim comunicação.
Protestos como foi os caras-pintadas na época do impeachment de Collor teriam resultados satisfatórios(naquela época foram nas ruas) devido se houvesse sucesso e apoio nas redes sociais.Para um protesto hoje se transformar em sucesso, ele começa nas redes sociais primeiramente e depois é que vai parar nas ruas, como o sucesso do protesto nas redes sociais fosse um termômetro do que o povo deseja.
Mostrando que o ditado diz:'' a voz do povo, é a voz de Deus", mudando para o atual momento das redes sociais seria:'' a voz do povo, é a voz do face''. Vídeos de propaganda podem passar despercebidos pelo telespectador na TV, mas se o vídeo fazer sucesso nas redes sociais você o assistirá com mais atenção das outras vezes que for assisti-lo tanto na TV quanto na própria rede social. As redes sociais hoje são o grande termômetro e/ou ibope dos outros veículos de comunicação(TV,rádio,jornais), de informação, do que o consumidor/telespectador/povo pensa sobre os assuntos que o envolvem seja de lazer e/ou sérios.

Internet: novo divã da sociedade

A grande mudança cultural que aguça de maneira cada vez mais incessante a criatividade humana em termos tecnológicos é a computação,que oferece simultaneamente a informação da internet e todas as suas conexões,além do computador pessoal,e suas janelas,seus ícones,e hipertextos.E mais sofisticados as simulações nos games e na ciência.

Hoje todas as coisas são habitadas no ''mundo'' internet,essa ferramenta pode ser usada para ler livros,ver filmes,escutar músicas.Ícones musicais de um passado sem internet como Cazuza e o beatle John Lennon se fossem vivos atualmente estariam propagando seus talentos navegando na internet.

Hoje as frustrações,anseios da vida de cada ser humano são discutidas de maneira online e os grandes debates em palestras,divãs de psicólogos,aulas são realizadas virtualmente e não mais cara a cara dentro de um auditório,consultório ou sala de aula.O movimento de se fazer as coisas a distância,tendo o computador como elo de ligação está cada vez mais frequente.

E essas frustrações,anseios da vida de cada ser humano que buscam conselhos,oferecem sugestões,debatem variados assuntos de problemas cotidianos,doenças,problemas relacionados a gravidez,as pessoas buscam a respostas nas redes sociais,bate-papos,fóruns e com troca de e-mails entre elas mesmas,fazendo aparecer que são mais úteis do que se fizesse o mesmo só que com os profissionais da área.E quando a procura nessas ferramentas citadas acima acontecem a busca pelo profissional da área,a ajuda parece mais satisfatória do que se fosse realizada no consultório.

Portanto as influências geradas pelo desdobramento cada vez maior dessas tecnologias devem ser refletidas para que os profissionais da área possam atuar da maneira cada vez mais adequada para poderem analisar os anseios e buscas gerados pela sociedade nessa novidade que é a era da informação.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Milicianos se tornam novos donos do crime organizado na cidade maravilhosa


As mílicias que expulsaram traficantes, fazendo a população das favelas e o governo carioca acreditarem serem auto-ajuda comunitárias, se mostraram que são na verdade um novo tipo de criminosos que atuam nas favelas cariocas.

E os milicianos realmente podem dizer que são integrantes de um crime organizado, pois diferentemente dos traficantes que eram os donos do crime anteriormente, eles sim merecem receber essa pecha, pois se estruturam em grandes braços de estrutura de poder(políticos,policiais) e outros lucros econômicos(vans,gás,gatonet).

-O policial faz vista grossa no momento da invasão, se ausentando do local. Depois que a mílicia se instala, o policiamento retorna, desta vez para impedir o retorno dos traficantes. Este é um fenômeno que vem de dentro do poder - afirma o comandante do bope, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte.

A mílicia não era nem combatida por autoridades policiais, fato que passou a acontecer devido a equipe de reportagem do jornal o dia serem sequestrados por milicianos. Pois combater a mílicia era combater políticos e policiais que se beneficiavam disso.

Marcelo Freixo, deputado responsável pela área de direitos humanos diz que: - apenas o fato de ter dado repercussão no filme tropa de elite 2 perante a população e pelo sequestro dos jornalistas do jornal o dia, fez o governo temer perder votos e por isso resolveram prender alguns líderes milicianos, mas a estrutura de poder e econômica é mantida inalterada.

O caso de mílicia é menos uma questão de polícia e mais de política e impede um ideal de liberdade e desenvolvimento do estado carioca é o que nos mostra o cientista político e antropólogo Luiz Eduardo Soares que diz : - Essa máfia, que controla territórios para a exploração de atividades econômicas, impede o próprio desenvolvimento do estado e gera uma crise democrática que vai muito além do âmbito de atuação da polícia. É a maior ameaça e a mais perigosa contra o Estado democrático de direito.

sábado, 1 de outubro de 2011

Linguagem

Linguagem no Brasil

Foi no Nordeste que começou a história da língua no país,agregando termos de origem indígena e Africana,e a língua nordestina quase não foi mudada,pois diferente de outras regiões Brasileiras não foi recebido contigentes de imigrantes de outros países,falantes de outras línguas.

Língua e Cultura são praticamente integrados um ao outro e a língua Nordestina podemos dizer possui uma cultura rica e de traço popular,que não é aprendido na escola,nem é valorizada socialmente falando.Pois essa cultura e língua tão ricas pertencem a uma região pobre,mostrando que a língua de um povo não é apenas o seu ''falar'' e sim uma mostra de seu tipo de cultura e status social.

A Línguagem como fator social

A língua como fator social se mostra que através de guerras,há a imposição da língua dos vencedores sobre vencidos.No Brasil a imposição é sobre o status social e econômico que domina a chamada norma culta(padrão) e que mesmo a maioria não utilizando essa norma padrão,a maioria é que é considerada como alguém que não sabe se expressar e falar corretamente,pois o domínio de poder através do status social e econômico prevalece e na linguagem não é diferente.

O preconceito linguístico é alimentado pelos meios de comunicação.Nas novelas,os personagens de sotaques nordestinos forçam a barra na hora de utilizar esse sotaque caricaturizando seu modo de falar e induzindo ao telespectador que o modo de se expressar e falar do personagem é incorreto.Quando na verdade o modo de falar nordestino não é uma questão de certo ou errado,e sim diferente pois não houve acesso a educação formal e aos bens culturais que a classe alta teve.Sendo uma questão social e política e não de certo e errado,mostrando que o preconceito linguístico que nos é induzido pelos meios de comunicação na verdade é procedente de um preconceito social.

Comunicação

Gerando um debate mais amplo e chegando até a população de massa(que por não ter acesso a ensino de qualidade) tem a comunicação(mídia) como sua grande escola.Hoje os problemas são diversificados e o mundo tenta mostrar isso,ou seja,os monopólios da comunicação sofrem no momento com a internet,pois eles só liberam a informação que defenda seus interesses,só que com a internet,as coisas são mais expostas e temos acesso a informações que os empresários de comunicação não gostariam que soubéssemos.Redes sociais,wikileakers,diversos livros que agora estão ao alcance da população através da internet.

Nada consegue ser visto de maneira única de um determinado povo,do processo comunicativo de um país,do jeito de se fazer política no país.Regiões antes inalcançáveis,hoje em dia estão ao nosso alcance e com isso descobrimos que as informações e análises sobre determinados países/povos/regiões não é bem do jeito que a midia nos passa.

Hoje através da tecnologia,câmeras e celulares multiusos,internet,a minoria se sente que está sendo mais vista e que estão mais preocupados com elas,pois o seu problema é passado em tempo real.A preocupação hoje não está ligado a conquistas,vitórias ou derrotas que acumulam e sim na idéia de a mídia gerar debate sobre aquilo que você quer alcançar.

Mas as questões ficam apenas no debate,pois o alcance prático está restrito ao alcance do poder econômico,ou seja,a elite.Mostrando que o espaço para debate que a minoria ganhou na mídia,está longe de conseguir efeitos práticos.

Mas este espaço para debate conquistado na mídia pela minoria,é importante pois gera crise,pressão e tensão nas estruturas de poder e com isso conseguir adesão de órgaos como:OAB,ministerio público,direitos humanos.Comprovando assim,que a mídia não é apenas uma obra maquiavélica de alienação das estruturas de poder sobre o povão,como eram pensado as teorias de MASS MEDIA, mas é também sistema cultural e espaço de conflito,para além do controle social(GOHN,2000,P.47)

1930-Brasil e a mudança causada por essa revolução


1930 - a Revolução que mudou o Brasil

Social - A população foi contra a imprensa,pois ela apoiava Júlio Prestes e devido a isso teve suas redações invadidas.

Militar - Na revolução constitucionalista de 1932 os paulistas peitaram Vargas,que chamou o apoio da brigada militar.

Nos desencadeamentos causados pelo forte de Copacabana que inspirou aos movimentos político-militar e a série de rebeliões de jovens oficiais de baixas e médias patentes do exército Brasileiro e que prepararam o caminho para a Revolução de 1930.

Coluna Miguel Costa-Prestes nunca foi derrotada e passou por Sul,Sudeste e Centro-Oeste.

Cultural - A música popular Brasileira era crítica e satirizava questões da política Brasileira.

Não importando a classe social,a vestimenta era terno,gravata e sapato social,porém a qualidade das roupas eram referentes as condições econômicas.

Os galãs e heroínas se inspiravam nas roupas e cabelos estrangeiros.

Política - O café era o grande produto da economia Brasileira e Paulistas e Mineiros dividiam os lucros provenientes do café.Esse acordo dos lucros era conhecida como república do café-com-leite.A revolução de 1930 causou o fim dessa hegemonia,mas que mesmo assim continuou influente na política Brasileira.

Arthur Bernardes enfrentou com mão de ferro os desencadeamentos causados pelo forte de Copacabana e ordenou o bombardeamento do estado de SP.

O Brasil ficou 4 anos em estado de sítio ininterruptos.

Assassinato de João pessoa foi o grande estopim para o ínicio da revolução de 1930.

Ao escolher Júlio prestes como candidato a presidência,gerou uma cisão com os mineiros pois seria a vez dos mineiros escolher o candidato e não SP.

Comentário-resumo sobre 1930: a revolução que mudou o Brasil

O movimento dos 18 ocorreu no Forte de Copacabana e foi inspirado nesse movimento militar,que em 1924 surgiu em SP a coluna Prestes.Na época que surgiu a coluna Prestes,o líder que dava o nome ao movimento,o então capitão Luís Carlos Prestes ainda não era comunista,ideologia que passou a adquirir a partir dos anos 30.Nos anos 30,Prestes apoiava Vargas no poder,pois seu ideal de país nessa época,combinava com Vargas que nessa época era progressista.Fato que mudou tanto que em 1935 comunistas Brasileiros tentaram derrubar Vargas no poder.

O fundo musical era uma MPB que criticava e satirizava questões da política Brasileira fato que mudou muito no país e que grandes gêneros que se notabilizava por músicas críticas como Rock,MPB,Rap sofreram novos formatos que só mostram modismos e que acabaram com a essência de o povo aprender questionar e ser crítico ao ter acesso a música.

A cultura estrangeira era muito massificada e moças e rapazes Brasileiros usavam roupas e cabelos inspirados nos estrangeiros.

Outro fator bastante interessante foi que a população foi contra o apoio da imprensa,pois ela apoiava Júlio Prestes e devido a isso teve suas redações invadidas.Pois isso mostra que a população possuía senso crítico e mesmo recebendo informações passadas pela imprensa questionava se elas eram plausíveis e se não fossem lutavam contra.

As crises externas como a 1ª GM e o crack da bolsa de NY de 1929 foram fatores externos que propiciaram o crescimento das indústrias Brasileiras e devido a isso houve no país o objetivo de uma mudança na forma de fazer politica no país,pois a atual forma que já tinha se transformado em uma forma arcaica, estava freando a modernização da economia Brasileira e consequentemente o crescimento de suas indústrias.