sábado, 31 de dezembro de 2011

Princesa da vida real

Ela estava toda prosa
de salto alto
usando vestido rosa
estava deslumbrante
fazendo meu coração disparar naquele instante
fiquei filmando
com meu olhar
aquela princesa
sem igual
que mais parecia ter saído de um conto de fadas
para a vida real.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Macabéa: Retrato do povo Brasileiro

O Brasil é um povo miscigenado e a autora Clarice Lispector em seu livro '' A hora da estrela'' não definiu qual a descendência de sua personagem Macabéa, pois ela na verdade é o retrato do povo Brasileiro, ou seja, tem um pouco de todas as descendências que caracteriza o povo Brasileiro.
   O que se sabe é que Macabéa veio do Nordeste que é uma das regiões que mais sofrem preconceito devido ser a região em que a ausência do Estado é mais gritante , fato que fez com que Macabéa assim como muitos outros nordestinos tentasse uma melhoria de vida na região Brasileira conhecida como Sul maravilha, que abriga Estados da região Sul e Sudeste do país. Mas a vida nessa região também não é fácil ainda mais devido ao preconceito linguistico e cultural que nordestinos sofrem dos moradores dessas regiões, acreditando que seu modo de falar e agir culturalmente é devido que eles não possuem educação por não quererem onde na verdade é pela ausência do Estado. E os nordestinos não vivem uma vida diferente na região Sul maravilha e acabam se estabelecendo em periferias, favelas e subúrbios onde não possuem acesso as condições mínimas necessárias para se obter uma vida digna, não muito diferente dos locais de onde vieram.
   Uns conseguem se adaptar ao meio tal qual outro personagem deste mesmo livro de Clarice Lispector que é o Olimpio que foi o amor encontrado por Macabéa.Utilizando da malandragem e do jogo de palavras que passou a ter ao misturar a sua linguagem nordestina com a carioca, ele vai deixando a vida o levar, sabendo que as suas origens pode causar pena em algumas pessoas e assim obter de maneira fácil o seu ganha-pão de cada dia. Ele ainda percebe que esse traquejo de pena pode fazer com que ele tenha poderes e uma vida confortável com a política se com o seu discurso e passado sofrido angariar votos, assim como muitos exemplos que temos atualmente na política Brasileira.
   Já outros como Macabéa devido não só a ausência do Estado, mas também como outros fatores como vida familiar desestruturada e um distúrbio intelectual não conseguem obter o mesmo êxito. Ela tem em seus sonhos algo mais ficcional do que palpável e por isso não vai em busca de realizá-los, pede desculpas a todos por sua falta de intelectualidade e até por existir na vida das pessoas. A sua vontade de ser atriz de cinema tem muito da vontade de não mais ser tratada com indiferença e sim com alguém que a sociedade se preocupe. Nos transportes ela fica atenta com os anúncios, sendo a publicidade e propaganda uma espécie de escola que ela nunca teve e de onde ela procura tirar dúvidas das palavras que ela não conhece e/ou não sabe o significado, mas a publicidade não lhe responde e as pessoas com a indiferença peculiar que a trata não sana suas dúvidas das palavras.
   Este fascínio pela mídia que Macabéa tem é algo bastante presente nos Brasileiros órfãos do Estado pois a mídia em geral é a escola que eles não teve, o conteúdo midiático é a sua educação pois não a obteve através dos museus, teatros e viagens. Exemplos de sucesso de pessoas que sofreram com a ausência do Estado em suas vidas, que viveram nas periferias, favelas, subúrbios se encontram nas grandes mídias e não como administradores de empresas, professores, médicos, advogados o que desperta nessas pessoas que o único modo de melhoria de vida delas é se forem artistas de cinema como sonhava a protagonista de Clarice Lispector ou outras profissões afins.
   Não é a toa que os políticos omissos em busca de levar uma vida digna a essa população investem mais nos setores de mídia dos que no de saúde, esportes, educação, segurança, saneamento básico. Nessas propagandas vemos sonhos mais ficcionais do que palpáveis de serem realizados como políticos em uma favela cenográfica querendo mostrar que é do ''povão'', saúde e educação sendo uma maravilha, direitos e deveres de Estado e cidadãos acontecendo da melhor maneira possível.
   A idéia de viver de teimoso, de acreditar que o problema está em si e não nas estruturas de poder que resulta nessas situações calamitosas mostra o porque Macabéa retrata tão bem o povo Brasileiro. Que acredita como único modo de melhorar isso é o jeitinho Brasileiro, ou seja, sonhando um pouco ali e vivendo a realidade acolá, uma cesta básica que um político doa é o mínimo que eles ganham e que a saúde e educação precárias são coisas naturais pois acreditam sendo inferiores socialmente não merecerem coisas melhores.
   O que sobra então para um povo já fadado ao insucesso é recorrer a fé onde acabam sendo um prato cheio para charlatões que são os únicos que dão voz para eles e que dão esperança como resposta. Não importando se é cartomante ou pastor, o que o povo dá como reciprocidade é terem eles como os ídolos reais, de carne e o qual eles podem trocar idéias, ver e tocá-los diferentemente dos ídolos midiáticos que não passam da tela da tv, dos outdoors dos meios de transporte e dos sons do rádio. Mas eles são charlatões e só se aproveitam da ingenuidade causada pela esperança e com isso mais uma chance de mudarem o curso de suas vidas vai embora.
   Esse povo só parece existir quando morre ou está internado e só desse jeito aparece na estatística apresentando uma certa reflexão e debate.Tão esquecido em vida e sendo lembrado apenas na hora da morte onde vira número, mas um número a menos de viver de teimoso, um gasto a menos para o Estado. Alguém que não vai fazer a diferença e que na sua comunidade nascerá outro que como o que morreu será mais um e também não fará a menor diferença.
   Assim sendo o Brasil e seu povo que aqui habita que é conhecido como Brasileiro, mas que bem podia ser chamado de Macabeano pela ausência do Estado, famílias desestruturadas, alienação provocada pelo domínio de outras nações que se apoderam da nossa cultura, nossa língua e até do nosso passado, vão construindo sua história em busca de um dia serem notados não só como uma parte mas também como protagonistas das linhas, páginas e livros que contam a história deste país chamado Brasil.