terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Poesia do Samba

que poesia boa
mas diferente
tô falando do samba
que fala da gente

fala da vida,da dor,da alegria e dos anseios da favela
ensina história,literatura para o povão
a graduação desses bambas é a vida
que mesmo com as dificuldades
é bonita,é bonita,é bonita

liberdade,liberdade
abrindo as asas sobre nós
fazendo o povo do morro
ter através do samba a sua voz

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Um filho teu não foge a luta

De menino pobre da Vila Cruzeiro ao status de Imperador de Milão.Do nada tem ao tudo tem.Ele driblou o destino da sua vida com o seu talento no futebol,com seu estilo de goleador e não como marketing fajuto de mil gols como Túlio Maravilha e nem de cabelo diferente como Biro-Biro. Também nunca foi de fazer média com figuras nefastas do futebol para conseguir contratos polpudos e jogar nos melhores times,nesta área é apenas indiferente.Seu ganha-pão é apenas seu talento e isso incomoda pois vive do futebol com ele e não por ser amigo de procurador,nem de marketing e jornais preferem se preocupar com o tiro na mão de uma garota no seu carro,com o que rolou no São Nunca,se ele fez churrasco no seu lugar de origem.Será se um jornal não tem mais o que se preocupar?
Não tem milícia,maracanã super faturado,votação do ficha-limpa,trens péssimos para fiscalizar e se indignar? em vez de fiscalizar e se indignar com a vida de um jogador mais do que a mãe e a esposa do cara.Querem colocar o cara como problema e má influência por os clubes que ele joga,mas que eu saiba em 2009 ele era líder e querido do grupo rubro-negro.
Realmente ir do lixo ao luxo com o suor do seu trabalho,dedicação e talento incomoda mais do que se sair do lixo ao luxo com dinheiro proveniente de algum superfaturamento depois de administrar algum ministério.E se você passar a conquistar beldades,ser ídolo da maior torcida do país,ser respeitado por um grande da Europa,fazer um dos gols mais importantes do título Brasileiro do time do povo,isso incomodará muito mais.Até porque ninguém inveja o feio e o fraco né Adriano?ainda mais tudo sendo conquistado com trabalho,talento e na profissão que todos gostariam de ter.Mas deixa pra lá  Adriano porque Deus perdoa essas pessoas ruins.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Coronelismo - Parte 3

O ''coronelismo corresponde a uma quadra da evolução de nosso povo'', ou seja, o sucesso do coronelismo se deu pois  a transição do império para a república foi feita de maneira precária, sem preocupação social de como ficaria o povo e o país na nova forma de governo, sem plano educacional para desenvolver senso crítico aos cidadãos, sem chances de eles crescerem financeiramente com o seu trabalho. ''Há os que acreditam que a televisão acabou com o coronel'', mas como diz o ditado: '' se não podemos vencer o inimigo, que nos junte a ele'' e foi o que houve, uma adaptação ao meio, em que os ''coronéis'' com todo o prestígio político, econômico e com uma aura de pai dos pobres se transformaram em donos dos meios de comunicação(tv, rádio e jornais),  ou seja, o cidadão acredita que o coronel além de levar a comida na mesa, oferecer um pedaço de terra para morar que ele leva também informação para o povo se instruir.

Coronelismo - Parte 2

A influência na manutenção do status do coronelismo, acontece pois ela é inversamente proporcional ao desenvolvimento das atividades urbanas, como o comércio e a indústria. Ou seja, o poder político é ainda mais fortalecido pela ausência do poder privado na região. Onde o cidadão ganha o seu salário, pedaço de terra é do ''coronel'' e para não perder seu pão de cada dia e seu lugar para sobreviver ele apoia fervorosamente este coronel e em vez de tê-lo como má pessoa o tem como Deus, tanto que é normal os coronéis serem padrinhos dos filhos dos trabalhadores da região. Como vimos a ausência do poder privado da região acentua o coronelismo, pois quem faz investimentos, gera renda e emprego,ativa a economia da cidade é o coronel.

Coronelismo - Parte 1

Atualmente a situação política Brasileira mantém bem vivos traços do coronelismo. Se fazendo das características do coronelismo, tais como: mandonismo,assistencialismo,curral eleitoral,nepotismo e voto de cabresto. Programas como bolsa- família em que cidadãos recebem uma ajuda financeira para complemento da renda ou como única renda,centros sociais que oferecem auxílio clínico(fisioterapia,fonoaudiologia,psicologia,odontologia,etc...), bolsas em colégios particulares em vez de na verdade trabalhar para que o ensino público da região seja de qualidade, comandam os meios de comunicação da região(jornais,tv,rádio) e são donos das principais atividades da região(padarias,fazendas,etc).