domingo, 26 de dezembro de 2010

Favela ou comunidade

Favela ou comunidade?qual a denominação a ser usada é debatida por: jornalistas,sociólogos,filósofos,políticos e moradores de outros locais;mas não os moradores do próprio lugar.Então como deve ser chamado o lugar que eles moram?


“ Eu acho que deveriam chamar de favela,pois comunidade é a região como um todo e não apenas uma parte da região,que é a favela”,diz Elisangela Queiroga,moradora do complexo do alemão.

“Utilizam o termo favela por acharem um termo pejorativo,coisa que não é”,completa Caroline Queiroga.



Na verdade chamam de comunidade carente,por causa que a maioria das pessoas que vivem em favela ,não possuem condições dignas de viverem;e não preconceito com o nome “favela” ou com os moradores do local pensam alguns moradores,como Igor Fonseca que diz “não vejo problema com nenhuma das denominações,os moradores chamam de comunidade carente,apenas pela condição do lugar que é carente”.



A mesma opinião é compartilhada por Patrícia Silva,que diz “não vejo razão de polêmica,a denominação é feita porque são pessoas de classes sociais diferentes;portanto também de pensamentos diferentes,por isso utilizam denominações diferentes”.



“Eu acho que ambas as denominações podem ser usadas,não tendo problema algum de desrespeito e/ou preconceito”,finaliza Laís Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário