segunda-feira, 23 de julho de 2012

Filosofia da arte


Em sua importante obra, ''a origem da tragédia'' ele interpreta a ideia de vontade universal como potência de criação artística.A vida é um fenômeno estético: a aparência importa maior que a verdade.Só pela criação da aparência artística podemos dar sentido humano á existência.
 E essa aparência artística é usado por pessoas excluídas socialmente como forma de serem notadas e mostrarem que possuem também valores. Personagens que vemos em jogos de futebol é um grande exemplo disso:Zé do Rádio(Sport),Zica(Flamengo),Caíque(Vasco).
 Por serem excluídos socialmente e não possuírem os padrões de beleza estabelecidos eles acabam criando aparência artística incorporando-os ao futebol que é um dos pilares da cultura Brasileira para darem sentido em suas vidas.
A vontade universal é bastante dinâmica, como nos é mostrado por distintas espécies de satisfação artística: Apolíneo e o Dionísiaco.O Dionísiaco tende para o exagerado, que tem como seus pilares ás orgias báquicas que são provenientes de Baco, que é o Deus que celebra a desmedida, de onde se originou á tragédia.Os efeitos são vibrações emocionais intensas,vizinha do transe psíquico,produz a descarga das energias vitais acumuladas em quem o experimenta. No sentido metafísico, o impulso Dionísiaco satisfaria a necessidade de embriaguez espiritual, como tentativa do indivíduo de se integrar com o todo e participar do ser.
 Já no Apolíneo essa tendência é canalizada em formas bem delimitadas.Baseados no que vivemos, tem como função equilibrar os seus contrastes e amenizar seus conflitos e manifestos.É o Apolíneo que abasteçe a poesia lírica e as artes plásticas,espécies de uma mesma expressão que objetiva dar sentido á existência,difere do Dionísiaco que celebra a desmedida e o exagero como forma de descarregar seus conflitos.No Apolíneo os conflitos são canalizados de forma suave e equilibrada.
 As artes é resultado dessas ambas maneiras de viver os conflitos que temos em nossa existência humana.O Dionísiaco que apresenta um  ''viver'' de forma radical, e o Apolinário em que o ''viver'' é utilizado de maneira equilibrada.Ambas se assemelham no objetivo de ser oposição a um pensamento politicamente correto e são uma resposta do ser humano ao '' caráter pavoroso e problemático da existência'',que justifica, como fenômeno estético,a realidade que,em si mesma,é irracional e destituída de valor.


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