sexta-feira, 1 de junho de 2012

Apartheid Brasileiro


Foi comemorado pelo governo Sérgio Cabral, o aniversário de 1 ano da força de pacificação no Alemão.A presença da força de pacificação do Alemão que teve como missão colocar as coisas em ordem antes da implantação da UPP na comunidade,deveria ser um feito para ser lembrado e não comemorado. Pois como disse o sociólogo Luis Machado(professor da UERJ) a função da segurança pública  é o afastamento de causas perigosas,e comemorar esse feito é fazer haver a policialização das políticas sociais.
 O que deveria ser motivo de comemoração é que por consequência das políticas de segurança pública(UPP'S) há 1 ano que o saneamento básico,a saúde,a educação do Alemão é algo eficiente e consistente.Algo que não acontece pois o governo Sérgio Cabral não melhorou esses aspectos.Tanto que o seu próprio secretário de segurança pública José Beltrame falou que a UPP social que deveria ser o maior legado para as favelas pacificadas estão ocorrendo de maneira muito lenta.
 Outro ponto importante é que o curso de formação de PM'S no Rio é de 6 meses;período similar de um supletivo e diferente de um curso técnico e/ou de graduação que dura de 2 a 4 anos em média.Na PM paulista o curso de formação é de 2 anos.
 Há não implantação de um diálogo das relações de segurança pública com os moradores do local,como por exemplo, a casa de direitos que seria o local de haver essa relação foi inaugurado pela Presidenta Dilma,mas não está funcionando.
 Esses fatos nos mostram que mesmo com a presença de UPP'S existe ainda um apartheid entre favela e cidade, permitindo assim que á favela continue sendo um local onde há ausências de políticas sociais e onde predomina pobreza,violência,estigma,segregação,distinção social e consequentemente que o Alemão já pacificado há 1 ano se mantenha com o pior IDH da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário