sábado, 1 de outubro de 2011

1930-Brasil e a mudança causada por essa revolução


1930 - a Revolução que mudou o Brasil

Social - A população foi contra a imprensa,pois ela apoiava Júlio Prestes e devido a isso teve suas redações invadidas.

Militar - Na revolução constitucionalista de 1932 os paulistas peitaram Vargas,que chamou o apoio da brigada militar.

Nos desencadeamentos causados pelo forte de Copacabana que inspirou aos movimentos político-militar e a série de rebeliões de jovens oficiais de baixas e médias patentes do exército Brasileiro e que prepararam o caminho para a Revolução de 1930.

Coluna Miguel Costa-Prestes nunca foi derrotada e passou por Sul,Sudeste e Centro-Oeste.

Cultural - A música popular Brasileira era crítica e satirizava questões da política Brasileira.

Não importando a classe social,a vestimenta era terno,gravata e sapato social,porém a qualidade das roupas eram referentes as condições econômicas.

Os galãs e heroínas se inspiravam nas roupas e cabelos estrangeiros.

Política - O café era o grande produto da economia Brasileira e Paulistas e Mineiros dividiam os lucros provenientes do café.Esse acordo dos lucros era conhecida como república do café-com-leite.A revolução de 1930 causou o fim dessa hegemonia,mas que mesmo assim continuou influente na política Brasileira.

Arthur Bernardes enfrentou com mão de ferro os desencadeamentos causados pelo forte de Copacabana e ordenou o bombardeamento do estado de SP.

O Brasil ficou 4 anos em estado de sítio ininterruptos.

Assassinato de João pessoa foi o grande estopim para o ínicio da revolução de 1930.

Ao escolher Júlio prestes como candidato a presidência,gerou uma cisão com os mineiros pois seria a vez dos mineiros escolher o candidato e não SP.

Comentário-resumo sobre 1930: a revolução que mudou o Brasil

O movimento dos 18 ocorreu no Forte de Copacabana e foi inspirado nesse movimento militar,que em 1924 surgiu em SP a coluna Prestes.Na época que surgiu a coluna Prestes,o líder que dava o nome ao movimento,o então capitão Luís Carlos Prestes ainda não era comunista,ideologia que passou a adquirir a partir dos anos 30.Nos anos 30,Prestes apoiava Vargas no poder,pois seu ideal de país nessa época,combinava com Vargas que nessa época era progressista.Fato que mudou tanto que em 1935 comunistas Brasileiros tentaram derrubar Vargas no poder.

O fundo musical era uma MPB que criticava e satirizava questões da política Brasileira fato que mudou muito no país e que grandes gêneros que se notabilizava por músicas críticas como Rock,MPB,Rap sofreram novos formatos que só mostram modismos e que acabaram com a essência de o povo aprender questionar e ser crítico ao ter acesso a música.

A cultura estrangeira era muito massificada e moças e rapazes Brasileiros usavam roupas e cabelos inspirados nos estrangeiros.

Outro fator bastante interessante foi que a população foi contra o apoio da imprensa,pois ela apoiava Júlio Prestes e devido a isso teve suas redações invadidas.Pois isso mostra que a população possuía senso crítico e mesmo recebendo informações passadas pela imprensa questionava se elas eram plausíveis e se não fossem lutavam contra.

As crises externas como a 1ª GM e o crack da bolsa de NY de 1929 foram fatores externos que propiciaram o crescimento das indústrias Brasileiras e devido a isso houve no país o objetivo de uma mudança na forma de fazer politica no país,pois a atual forma que já tinha se transformado em uma forma arcaica, estava freando a modernização da economia Brasileira e consequentemente o crescimento de suas indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário